Chicória Selvagem


crioula
orgânica
sem defensivo

Semente diponível apenas para troca.

A chicória do Amazonas é uma planta da família das Apiaceae, a espécie Erungium foetidum, e é uma planta com reconhecidas propriedades medicinais usada na fitoterapia amazonense que está sendo bastante produzida pela Agricultura Familiar.
Segundo estas duas percepções, a emic e a etic, a chicória do Amazonas tem uso curativo nas seguintes moléstias: medicinal, afrodisíaco, condimentar, antiespasmódico, calmante, dores de cabeça, emenagogo, estimulante do parto, febrífugo, câimbra, gripe, hepatite e pneumonia.
A cultura desta hortaliça é privilegiada exclusivamente pelo uso da agricultura familiar e dos ribeirinhos que lhe conhecem e aplicam as suas qualidades curativas. Mas, com o avanço mercadológico das hortaliças exóticas e a agricultura extensiva, que obedece leis de oferta e procura, vêm caindo em desuso o que é uma perda imensa para o bem estar popular e também para a biodiversidade.

A chicória do Amazonas tem significativas importâncias econômica e social. Além de ser tempero essencial a inúmeros pratos típicos regionais, é comercializada em quantidades expressivas, apesar de não ser competitiva nos mercados.

Localização: Macapá - Amapá